Botafogo e Bahia, apesar de terem trilhado caminhos opostos na tabela, têm demonstrado até a 37ª rodada do Brasileirão 2023 uma série de erros cruciais que estão cobrando seu preço nesta reta final da competição nacional.
O Botafogo, que tinha uma chance real de conquistar o título, viu suas esperanças desaparecerem em um colapso sem precedentes na história do Brasileirão de pontos corridos. Por outro lado, o Bahia desperdiçou várias oportunidades de sair da zona de rebaixamento e agora corre o risco de ser o quarto time a ser rebaixado para a Série B de 2024.
CONTEÚDO RELACIONADO
América-MG vence e mantém Bahia no Z4 do Brasileirão
Veja cenários para Santos, Vasco e Bahia fugirem da “degola”
Quais as chances Fla e Galo tirarem o título do Palmeiras?
Após a derrota para o Coelho, o técnico do Bahia, Rogério Ceni, expressou sua vergonha pelo desempenho da equipe. Curiosamente, apenas dois jogos antes, o Tricolor de Aço havia vencido o Corinthians por 5 a 1. No Botafogo, o atacante Diego Costa foi direto ao ponto e disse que “faltou humildade” à equipe alvinegra.
Quer saber mais notícias do Brasileirão? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Na verdade, ambas as equipes cometeram erros semelhantes, praticamente “zerando” a cartilha do que não fazer na reta final de uma competição por pontos corridos como é o caso do Campeonato Brasileiro.
NÃO SEGURAR A VANTAGEM NO PLACAR
Alguns dos erros que custaram pontos preciosos para as duas equipes foi sofrer gols nos últimos minutos de jogo e não conseguir manter a vantagem quando estavam à frente no placar.
O Botafogo, em particular, perdeu jogos importantes contra Palmeiras e Grêmio, apesar de ter uma vantagem de 3 a 1 em ambos os jogos, além de ter sido vazado nos últimos minutos, como na derrota diante do Santos e no empate com o Coritiba. O Bahia, por sua vez, não conseguiu manter a vantagem de 1 a 0 contra o América-MG por mais de três minutos.
PERDER PONTOS PARA REBAIXADOS
Além disso, ambas as equipes perderam pontos para times que já estavam rebaixadas. O Botafogo empatou com Coritiba e Goiás, enquanto o Bahia perdeu para o América-MG, que está na última posição da tabela.
ABATIMENTO PSICOLÓGICO
O abatimento psicológico também tem sido um problema para ambas as equipes. O Botafogo, que não vence há 10 jogos, tem sofrido com a falta de confiança e a pressão de um jejum de 28 anos. O Bahia, apesar de ter passado algum tempo fora da zona de rebaixamento, acumulou quatro derrotas nos últimos seis jogos e não conseguiu ultrapassar seus concorrentes mais próximos, Vasco e Santos.
QUESTÃO MENTAL
Rogério Ceni, técnico do Bahia, atribuiu a situação difícil da equipe mais à questão mental do que ao cansaço físico.
“É muito mais mental do que cansaço. Nos últimos jogos tivemos um intervalo maior, mas acho que está muito relacionado ao mental. Essa situação é muito do lado psicológico. É a única coisa que eu posso explicar. O gol que sofremos no final contra o São Paulo retrata bem isso”, afirmou Ceni.
OBA-OBA E IMATURIDADE
Diego Costa, por sua vez, criticou a falta de maturidade e humildade da equipe do Botafogo, que se deixou levar pelo sucesso inicial, mas acabou sucumbindo tanto tecnicamente quanto psicologicamente.
“Faltou um pouco de maturidade, humildade, saber que o campeonato só acaba depois do último jogo. (…) Ficar 10 jogos sem ganhar não é admissível para o Botafogo. Isso foi culpa dos jogadores. Tem que ser homem quando as coisas vão mal. Quando está ganhando, é muito fácil ter o oba-oba”, .
VEJA MAIS: