Em ótima sequência de resultados na Série C do Campeonato Brasileiro e embalado, principalmente, após a vitória de virada diante do Clube do Remo, o Altos-PI ganha fôlego para se afastar da zona de rebaixamento da Série C. Porém, em meio a boa fase, um suposto erro por prejudicar a equipe na competição.
O Ferroviário denunciou o Altos pela escalação de Paulo Rangel, supostamente irregular, em jogo entre as equipes válido pela 10ª rodada da Série C. O atleta estaria regularizado no BID da CBF, mas não teve seu nome colocado na súmula do jogo, mesmo tendo entrado em campo. O Ferrão fez a denúncia ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que pediu ao Altos que se manifeste até terça-feira (21).
A súmula contém o nome de Paulo Rodrigo Silva, chamado de Azulão, que não foi relacionado para o jogo. Paulo Rangel inclusive foi o autor do gol do Altos na vitória por 1 a 0, mas a ausência do nome dele no documento oficial resultou na denúncia do time cearense. Pelo fato dos jogadores serem homônimos, existe a possibilidade de que tenha havido um erro no preenchimento da relação dos atletas enviada à CBF.
O fato do clube ter divulgado para a imprensa e nas redes sociais a escalação com Paulo Rangel e sem Azulão pode ser um fator importante para que o STJD não considere que tenha sido um erro proposital. Além disso, o Artigo 73 do Regulamento Geral de Competições da CBF defina que o jogo só pode ser iniciado após a pré-escala ser conferida pela arbitragem.
Portanto, a presença de Paulo Rangel com o nome errada na relação de jogadores, também pode ser interpretada com erro da arbitragem. Caso seja condenado, o Altos pode perder pontos e ter que pagar multa em dinheiro.
Atualmente, o Altos ocupa a 13ª posição na tabela com 13 pontos. O Ferroviário vem logo atrás, com um ponto a menos.