Conhecida por ser um dos grandes polos na revelação de atletas para o futebol do Pará e demais clubes do Brasil, a cidade de Castanhal irá receber nos dias 7, 8, 9 e 10 de setembro, a primeira edição do Torneio Amazon Cup de Base. Com os jogos sendo disputados no Complexo do Centro Esportivo do Castanhal Esporte Clube, a competição visa revelar novos talentos para as categorias de base e contará com a participação de aproximadamente 1.500 atletas que irão atuar por diversas equipes/escolas de base.

Em contato com o DOL, o coordenador do projeto, Alex Góes, cita detalhes sobre o projeto. “É um projeto que nasce agora, o primeiro ano vai acontecer agora no complexo do Castanhal, mas o intuito é fazer com que a Amazon Cup fique um trabalho bem robusto, em um prazo de médio a longo prazo. Estamos trabalhando com sete a oito observadores de grandes clubes do futebol nacional, mas o nosso futuro é trazer mais categorias com times que estão atuando na Série A, possam jogar com os clubes daqui, para alavancar ainda mais as categorias de base do nosso estado”, destacou.

FPF: Fortalecimento das competições de base vira prioridade

Além de Clube do Remo, Paysandu, Tuna Luso Brasileira e Castanhal, o torneio terá a presença de 20 clubes do Pará e também Amapá. “As inscrições irão até o encerramento do limite de 20 clubes/escolas por categorias (sub-11, sub-13 e sub-15). Não vamos passar desse limite, ou seja, nosso teto é de 1.500 atletas presentes na competição. Hoje nós já temos confirmados: 2 times confirmados do Amapá, 1 de Paragominas, 1 de Tomé-Açú, 2 de Marabá, vários da região metropolitana de Belém, e Remo, Paysandu e Tuna”, disse.

Castanhal vence Remo e é campeão da Super Copa Pará-sub 17

Além da importância de começar cedo no futebol, Alex cita a relevância que o futebol de base tem na vida dos jovens, sobretudo os que estarão participando da competição. “Nós queremos trabalhar três pilares com a garotada: lado da preservação, e fazer com que eles entendam a preservação ambiental, que é interessante para eles; o lado social, que o futebol envolve isso, com relação as crianças carentes de algumas escolas, que possam estar sendo assistidas socialmente. Mas o principal de tudo isso, claro, o futebolístico”, pontuou.

Durante a realização dos jogos, vários analistas de clubes que atuam na Série A, estarão em Castanhal. E isso passa a ser mais um atrativo para os atletas demonstrarem seus talentos e qualidades. “Estamos conectando com alguns observadores dos principais clubes do Brasil, como são os casos do Internacional, Fluminense, Athletico Paranense, Coritiba, Santos, Bahia, e agora também o Fortaleza e talvez o Vasco, que eu devo estar fechando até o máximo no final do mês o Vasco. Isso é uma grande oportunidade para os garotos, pois todos esses observadores estarão no complexo do Castanhal durante o torneio, e quem sabe, eles brilhando, poderão ganhar chance nesses times”, finalizou Alex.

Read More

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui