Você sabe o que é a Superliga Europeia e as polêmicas que a envolvem? Idealizada pelo atual presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, foi o projeto de uma possível competição anual de futebol de clubes planejada para ser disputada por um grupo exclusivo de clubes europeus de ponta, destinada a rivalizar com a Liga dos Campeões da UEFA.
A criação da competição, formada por 12 grandes clubes europeus, foi anunciada em 18 abril de 2021. Detalhe, o trabalho de um paraense colaborador do DOL foi destaque em meio a polêmica. Isso mesmo.
Na última quinta-feira (12), Javier Tebas Medrano, presidente da La Liga (Liga de Futebol da Espanha), publicou uma charge do cartunista e profissional multimídia do DOL Emerson Coe. O trabalho realizado pelo artista, ironiza a possível criação de uma liga com clubes seletos, de ponta e com muito poder aquisitivo.
La Superliga es el lobo, que hoy se disfraza de abuelita para intentar engañar al fútbol europeo, pero SU nariz y SUS dientes son muy grandes, ¿cuatro divisiones en europa? Claro la primera para ellos, como en la reforma de 2019.¿Gobierno de los clubes? Claro solo de los grandes pic.twitter.com/y0IQmLzS6W
— Javier Tebas Medrano (@Tebasjavier) February 9, 2023
A publicação do paraense repercutiu em vários jornais espanhóis, como os prestigiados “As” e o “La Nacion”. A charge também foi vista em um site do Barcelona, ex-clube do craque argentino Lionel Messi e do Brasileiro Neymar.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
Na charge está um lobo vestido de vovozinha representando o novo projeto tentando enganar a “chapeuzinho vermelho”, que na imagem, indica as outras ligas do futebol europeu.
“A Superliga é o lobo que hoje se disfarça de avó para tentar enganar o futebol europeu, mas o seu nariz e os seus dentes são muito grandes. Quatro divisões na Europa? Claro que a primeira seria para eles, tal como na proposta de 2019. Governação dos clubes? Só dos grandes, claro”, escreveu Tebas no Twitter.
LEIA TAMBÉM:
+ Cartunista do DOL é selecionado em exposições internacionais
+ Multimídia do DOL é selecionado para prêmio da Campus Party
+ Reportagem do DOL ganha prêmio Simineral de Jornalismo
De acordo com Emerson Coe, a criação da Superliga europeia é só uma: “engolir as outras ligas”. “O papo é o seguinte, a Superliga quer engolir todas as ligas da Europa. Está se fazendo de amiguinha, mas na realidade quer acabar com todas as ligas para existir apenas ela”, disse.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
Conforme informações do jornal americano The New York Times, Manchester United, Manchester City, Liverpool, Arsenal, Chelsea, Tottenham, Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Juventus, Milan e Inter de Milão são os clubes fundadores da proposta.
Ainda segundo o jornal, clubes como Borussia Dortmund, Bayern de Munique e Porto recusaram a oferta de participar do projeto.
Emerson Coe já teve trabalhos publicados em várias feiras especializadas no Brasil e no mundo. Ele também já ganhou inúmeros prêmios no jornalismo.
E MAIS – VEJA TAMBÉM EM FUTEBOL INTERNACIONAL