O dia 25 de outubro de 2014 ficou marcado para sempre no imaginário do torcedor Bicolor, que vivia a expectativa de ver o Paysandu novamente na Série B, após ser rebaixado na temporada anterior, além de estar no ano de seu centenário. O adversário, sabia-se, seria complicado.
Naquele ano, o Tupi deslanchava na Série C, tendo se classificado em primeiro lugar no Grupo B, na frente de times como Mogi Mirim, Madureira e Macaé (campeão da edição). A situação do Papão, no entanto, era oposta. A equipe comandada pelo treinador Mazola Júnior passou aos “trancos e barrancos” para o mata-mata, na 4ª colocação do Grupo A, apenas um ponto a frente do quinto colocado, o ASA-AL.
Com o primeiro jogo vencido em Belém por 2 a 1, o Papão viajaria para Juiz de Fora-MG, onde disputaria a vaga na Segundona de 2015.
O JOGO
O palco do jogo era o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, onde a equipe mineira fazia ótima campanha. Mas o Papão não se curvou, e foi para cima desde o início da partida.
Aos 36 do primeiro tempo, o zagueiro do Tupi Wesley Matos cometeu falta dura para parar um contra-ataque do Papão, sendo expulso. Era a grande esperança do time paraense para conseguir um gol e esperar o apito final.
LEIA TAMBÉM:
+ Parabéns Papão! Paysandu comemora 109 anos de fundação
+ Ricardinho só deve voltar a jogar pelo Paysandu em março
+ SAF: Paysandu precisa estar valorizado e ser clube formador
O gol veio, e da forma mais emocionante possível. Aos 87 minutos de jogo, o atacante Ruan, que vivia grande fase, fez um golaço de cobertura, levando a loucura os jogadores que estavam no banco de reservas, deixando os 15.693 torcedores pagantes no estádio totalmente depressivos.
Além da volta para a Série B, a vitória também significou uma boa fase vivida pelo time nos anos posteriores, e até mesmo um alento aos 7 a 1 tomados pela Seleção Brasileira para os alemães, na Copa do Mundo realizada no Brasil.
O time jogaria a Segundona por mais três temporadas, até ser rebaixado em 2018, lutando desde então, para voltar a segunda prateleira do futebol nacional.
Ficha Técnica – Tupi 0 x 1 Paysandu
Gol: Paysandu: Ruan(41′ 2º T)
Local: Estádio Municipal de Juiz de Fora-MG
Data e horário: 25/10/14, às 16h (de Brasília). Árbitro: André Luiz de Freitas Castro-GO. Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva-GO e Jesmar Benedito Miranda de Paula-GO
Tupi: Rodrigo; Henrique (Ademilson), Wesley Ladeira, Fabrício Soares e Raphael Toledo; Genalvo, Léo Salino (Maranhão), Maguinho e Éwerton Maradona; Chico e Élder Santana (Douglas). Técnico: Leo Condé.
Paysandu: Douglas; Pablo, Charles e Fernando Lombardi; Yago Pikachu, Ricardo Capanema (Billy), Lenine, Heverton (Marcos Paraná) e Airton; Ruan e Bruno Veiga. Técnico: Mazola Junior.
Público pagante: 15.693 pessoas
Renda: R$ 331.270,00
E MAIS – VEJA TAMBÉM EM FUTEBOL NACIONAL