Neste domingo (18), as emoções estão todas reservadas para a grande final da Copa do Mundo do Qatar. Logo mais, às 12h, Argentina e França saberão quem será o mais novo tricampeão da história do futebol mundial. Mas, o domingo também marca a despedida de Galvão Bueno das narrações, pela TV Globo.
O narrador, de 72 anos, no entanto, permanecerá na emissora, mas exercendo outras funções. O jornalista anunciou, ainda em março deste ano, durante o confronto entre Brasil e Chile, que esse seria o último jogo da seleção brasileira em que ele narraria.
+ Copa de 2026 será gigante e em 3 países; veja os detalhes!
+ Haja grana! Veja quanto a campeã da Copa do Mundo receberá
Com a informação, rumores sobre um término de contrato com a Globo começaram a surgir. O vínculo com a emissora se encerraria em dezembro de 2022, após mais de 40 anos de emissora.
Apesar de Galvão ter anunciado o fim da sua carreira de locutor na televisão, o contrato o coloca como membro da equipe dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. No entanto, seu principal papel até a grande competição será realizar chamadas institucionais e esportivas na TV aberta. Também pode-se fechar a apresentação de um programa, não necessariamente com pautas esportivas.
No Qatar, o locutor chega a sua 13ª Copa do Mundo. Neste ano, ele recebeu prêmio da Fifa e da Associação Internacional de Imprensa Esportiva por ter narrado 12 finais do torneio. Galvão é a voz da final, entre Argentina e França, diretamente do Estádio Lusail, às 12h (de Brasília).