Se as contusões dos atacantes Bérgson e Leandro Carvalho já eram motivo de dor de cabeça para o técnico do Paysandu, Marcelo Chamusca, ontem, o treinador foi surpreendido com mais uma notícia ruim. O lateral-direito Hayner levou um gancho de 6 jogos de suspensão, aplicado pela 2ª Comissão Disciplinar, do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em sessão realizada pela manhã, no Rio de Janeiro. A punição se deu em função de o atleta ter agredido um adversário no jogo de ida, contra o Luverdense-MT, na final da Copa Verde. O atleta já cumpriu um jogo, contra o próprio Luverdense, restando, portanto, cinco a pagar.
A suspensão do lateral será cumprida em jogos da Série B do Brasileiro, a contar da partida de sábado (27), contra o Internacional-RS, no Mangueirão. O advogado Osvaldo Sestário, que defendeu o atleta no julgamento, promete recorrer para tentar “ao menos diminuir a pena”. Caso o defensor não obtenha sucesso em sua investida ao Pleno do STJD, Hayner só voltará a ter condições de jogo na 8ª rodada do campeonato, quando o Papão recebe, em Belém, o Juventude-RS.
Hayner foi denunciado ao STJD no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBDJ), que trata de agressão e que prevê punição de 4 a 12 jogos de suspensão ao atleta infrator. A fixação de metade da punição ao lateral bicolor se deve ao fato dele ser reincidente. No ano passado, atuando pelo Bahia-BA, Hayner, como no jogo contra o Luverdense, aplicou um cotovelada no jogador Marcelo Cordeiro, do Vila Nova-GO, em partida disputada no dia 5 de junho, pela Série B do Brasileiro.
Da mesma forma que agora, o lateral recebeu um “gancho” de seis jogos. O advogado Osvaldo Sestário, conforme informações do correspondente da Rádio Clube do Pará, no Rio de Janeiro, Wellington Campos, pretende recorrer da decisão da 2ª CD, do STJD, a fim de suspender ou, ao menos, reduzir o número de jogos em que o atleta não poderá atuar pelo Papão. Mas até ontem não havia informação de quando o recurso do advogado será apreciado pelo STJD, o que faz com que a ausência de Hayner, contra o Internacional-RS, seja praticamente certa.
(Nildo Lima/Diário do Pará)