A Série B do Campeonato Paraense definiu, na tarde da última terça-feira (18), o último clube classificado às quartas de final da competição. A Esmac, que já havia batido o adversário na partida de ida, em Icoaraci, por 2 a 1, voltou a derrotar o Parauapebas, desta vez na casa do adversário, o estádio Rosenão, na cidade de Parauapebas, por 2 a 1, mesmo placar do primeiro jogo. Com o resultado, o time de Ananindeua ratificou sua presença na terceira fase da disputa. Mas poderá ocorrer mudança na lista dos oito clubes classificados por possível decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD/PA).
LEIA TAMBÉM:
Esmac vence e elimina Parauapebas na Segundinha
Julgamento envolvendo Série B poderá ser em uma semana
Atlético entra com recurso contra eliminação na Série B do Pará
TJD decide excluir Atlético Paraense da Série B estadual
Excluído do campeonato, na quinta-feira passada, por ter utilizado o meia Capanema de forma irregular, o Atlético Paraense entrou com um recurso no TJD/PA pedindo para ter revista a punição que sofreu, aplicada pela 2ª Comissão Disciplinar, da Corte. O presidente atleticano, Rafael Lopes, alega que não há motivo para o clube ter sido excluído do campeonato. “Nenhum caso foi julgado assim. Então o entendimento é simples. Antes de ser excluído, temos critérios anteriores. O correto é a perda de pontos. E dessa forma, ganhamos os dois jogos (das oitavas de finais, contra o União Paraense, ambos por 2 a 1) com saldo (de gols)”, alega Lopes.
No julgamento, os membros da 2ª CD entenderam que o Atlético Paraense inscreveu o atleta fora do prazo previsto no regulamento da Série B. Com a decisão do Tribunal, o União Paraense, que havia sido eliminado pelo Atlético Paraense nas oitavas de finais da Série B do Parazão, retornou de forma automática ao campeonato, garantindo uma vaga nas quartas de finais. O caso deverá ser apreciado pelo TJD/PA até a próxima segunda, o que pode implicar na mudança, mais uma vez, dos classificados às quartas de final e, consequentemente, na composição dos confrontos.
Caso não ocorra alteração, com o União sendo mantido no campeonato, os jogos seriam os seguintes: Cametá x União Paraense, Esmac x Santa Rosa, Capitão Poço x Vila Rica e São Francisco x Carajás. Do contrário, levando em conta a pontuação dos clubes na classificação geral, as partidas terão um novo dispositivo. Voltando ao jogo de ontem, os gols da Esmac foram anotados por Anderson e Marlon, cobrando pênalti, com Lukinhas, também de pênalti, descontando para o Parauapebas.