Três dias depois de voltar a vencer e, com isso, se classificar para a decisão do Campeonato Paraense, o Paysandu volta a campo neste sábado (22) para tentar o mesmo feito, mas por uma competição diferente. Depois de um empate e uma derrota, o Papão joga pela Série C em casa contra o Treze-PB. A partida das 19 horas, na Curuzu, deve ter uma equipe bicolor sem a pressão dos últimos dias, quando teve o trabalho contestado por parte da torcida e da imprensa. Após a vitória sobre o Paragominas, o técnico Hélio dos Anjos deixou claro o que sente diante das críticas que lhe foram feitas. “As pessoas não sabem o que acontece aqui no dia a dia e falam demais. Mas, quem escala o Paysandu sou eu e mais ninguém”.

Com exceção do lateral-direito Tony, expulso diante do Vila Nova-GO, o Paysandu terá todo o elenco à disposição. E o elenco ganhou reforços. Anunciados pelo clube na quinta-feira e apresentados oficialmente na sexta, o volante Wellington Reis e o meia Juninho. Como ambos já tiveram os nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, podem ser aproveitados.

Com um empate e uma derrota até aqui, o Papão precisa se recuperar na Terceirona para sair da incômoda sétima posição com apenas um ponto, a mesma diferença para os dois que estão na zona de rebaixamento. A aposta de Hélio dos Anjos continua sendo na melhor forma de defesa, o ataque. Vinícius Leite e o artilheiro Nicolas estão confirmados, mas paira uma dúvida entre Mateus Anderson e Uilliam Barros. Os dois estiveram bem diante do PFC, mas o segundo não só marcou o gol da classificação como tem mais presença de área.

TREZE

Pelo lado paraibano, o técnico Moacir Júnior também deve ter força máxima. O zagueiro Nilson Junior volta ao time depois de cumprir suspensão automática diante do Santa Cruz-PE. O elenco do Galo da Borborema tem alguns jogadores bem conhecidos da torcida paraense. O centroavante Frontini, de 37 anos, teve uma breve passagem pelo Remo na Série D de 2010. O goleiro reserva é Paulo Wanzeler, cria da base do Paysandu. O volante Robson esteve no Baenão no ano passado. Já o meia Alexandre defendeu São Raimundo e São Francisco.


Hélio dos Anjos apela para conversa

Sem tempo para treinos mais específicos entre o jogo de quarta-feira e o deste sábado (22), Hélio dos Anjos aproveitou cada momento para conversar com os jogadores enquanto eles faziam trabalhos regenerativos e descansavam. A ordem para o confronto contra o Treze-PB é manter o nível dos últimos jogos para vencer pela primeira vez na Série C.

“Precisamos lembrar que o jogo é desgastante para todos os times na intensidade que se joga hoje em dia. Estamos recuperando os jogadores para ter o melhor deles contra o Treze”, confirmou Hélio dos Anjos. “Jogamos da mesma forma em praticamente todos os jogos. Temos como hábito comandar as ações. O que pode mudar em relação aos últimos jogos é o aproveitamento em relação às chances criadas. Não podemos nos dar ao luxo de criar muito e não aproveitar”.

O treinador bicolor admitiu que a classificação para a decisão do Campeonato Paraense foi uma injeção de ânimo para os atletas.

“Gosto de ver um time responsável, seja nos bons e nos maus momentos e vejo meu grupo assim, com um profissionalismo extremo”, finalizou o treinador.

Clima de final esquenta nos bastidores

O Re-Pa decisivo do Parazão começou na sexta-feira (21). O presidente do Paysandu, Ricardo Gluck Paul, comentou sobre supostas irregularidades nas inscrições do atacante Tcharlles e do lateral-esquerdo Marlon pelo Clube do Remo. A Federação Paraense de Futebol (FPF), responsável em confirmar as inscrições, garante que não houve falha.

O presidente bicolor afirmou que “a inscrição tem que estar no BID até um dia antes da última rodada, que é a 10ª rodada. Mudaram a rodada. Toda a rodada seria feita na quarta-feira, então o último dia era terça. Fizeram dois jogos na terça à noite, entre eles o do Paysandu. Quando fazem isso, naturalmente o último dia de inscrição vem para a segunda, dia 3. E nesse dia o Remo não tinha condições para fazer isso. O que a Federação fez: ela mudou a regra”, afirmou. “Uma coisa é mudar a data, que pode ser feita por várias razões, mas eles mudaram a regra. Eles até poderiam fazer isso, desde de que, todos os clubes aceitassem a mudança, mas não fizeram porque nós não iríamos aceitar”, continuou.

Vice-Presidente e diretor técnico da FPF, Paulo Romano respondeu que o Paysandu estava ciente da situação. “Foi feito um documento dando a segurança aos clubes para que pudessem ter a terça-feira disponível para que os jogadores pudessem ter seus nomes inscritos no BID, ou seja, não trouxe benefício para clube nenhum”, disse. “O único beneficiado foi o Paysandu, que pediu para jogar na terça-feira para ganhar um dia a mais e se preparar para sua estreia na Série C e agora surge essa conversa”, completou.

Gluck Paul rebateu a declaração, afirmando que não foi o Paysandu quem pediu para antecipar sua partida pelo Parazão e sim que o clube acolheu uma indicação da própria federação. O pedido teria sido feito para atender uma demanda da emissora que transmite os jogos da competição, já que o confronto entre Paysandu e Itupiranga não teria influência na briga pela última vaga para a semifinal. “A diretoria da entidade ligou para o Paysandu, perguntando se faríamos alguma objeção de jogar na terça. E falamos que não que não tinha problema”.

(Diário do Pará)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui