Tomando como exemplo vários outros clubes brasileiros, o Clube do Remo, através de suas redes sociais, iniciou uma campanha contra a discriminação racial em parceria com o Observatório da Discriminação no Futebol. O novo uniforme do time de basquete adulto, para a temporada 2019, também abordará o tema e será alusivo à abolição da escravatura no Brasil.
Como faz todos os anos, próximo ao início do Campeonato Paraense de Basquete adulto, o Leão investe nos uniformes dos atletas e os comercializa para a torcida.
O novo manto dos azulinos terá seu lançamento em breve. A pré-venda já foi anunciada e será um kit com a camisa, o copo e um boné no valor de R$199,90. A venda será, exclusivamente, na loja do Remo na Sede Social.
O Campeonato Paraense de Basquete Adulto está marcado para iniciar no dia 19 de novembro, com playoff entre Remo e Paysandu.
Clubes brasileiros contra o racismo
Bahia e Grêmio
Em maio deste ano, Bahia e Grêmio se uniram em uma campanha para combater o racismo no futebol. As duas equipes estamparam em suas camisas o símbolo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol na partida válida pela 7ª rodada do Brasileirão.
Santos
No mês passado o Santos lançou sua nova terceira camisa. O modelo, todo escuro, é uma reverência aos atletas negros que defenderam o clube.
Bahia e Fluminense
Bahia e Fluminense se enfrentaram no Maracanã no dia 12 deste mês. O jogo teve uma iniciativa de ambas as equipes contra o racismo nos campos de futebol. Após convite do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, os técnicos Roger Machado e Marcão, ambos negros, utilizaram camisas especiais contra o preconceito.
Inter e Grêmio
A dupla Gre-Nal se uniu e mandou um recado a seus torcedores e a sociedade em geral: #ChegadePreconceito. Antes da partida disputada em julho, os mascotes dos clubes vestiram a camisa da campanha e reforçaram a importante mensagem. As camisetas dos jogadores de ambos os times tiveram patchs com a logomarca do Observatório, enquanto as braçadeiras dos capitães ostentaram a hashtag #ChegadePreconceito.
Observatório da Discriminação Racial no Futebol
Devido a grande incidência de casos de intolerância racial, o Observatório da Discriminação Racial no Futebol tem o objetivo de monitorar e divulgar casos de racismo no futebol, assim como ações informativas e educativas que visem erradicar a intolerância que tanto macula a democracia das relações sociais.