assados exatos 10 dias da traumática eliminação do time na Série C do Brasileiro e, consequentemente, do fim do sonho de retornar, em campo, à Série B em 2020, direito que o clube tenta reverter no “tapetão”, o Paysandu volta a encarar uma decisão e outra vez em uma fase de quartas de final. O confronto de hoje será diante do Bragantino, a partir das 15h30, no estádio São Benedito, na cidade de Bragança, pela Copa Verde. A equipe classificada à penúltima etapa do torneio, como ocorreu no jogo dos Aflitos, poderá ser conhecida nas cobranças dos tiros livres da marca do pênalti.
Papão e Tubarão, que empataram por 1 a 1, no jogo de ida, no Mangueirão, entram em campo em condições de igualdade para avançar à próxima etapa da CV. Ocorrendo nova igualdade no placar, independentemente do número de gols, a decisão ocorrerá na marca da cal. A equipe classificada terá como adversário na semifinal da disputa o Clube do Remo, que despachou, no último domingo, o Atlético-AC, goleado por 6 a 1 no jogo de volta, no Baenão.
O Paysandu busca o seu terceiro título na competição, visto que foi campeão em 2016 e 2018, enquanto o Braga participa do torneio pela primeira vez em sua história. O duelo de hoje entre as equipes será o 4º da temporada. Nas três partidas valendo pelo Parazão, Papão e Tubarão venceram cada um uma partida, com um empate, mesmo resultado do último confronto. Os times ainda disputariam mais um jogo, valendo o terceiro lugar do Estadual, mas, de comum acordo, resolveram cancelar o encontro.
Para chegar às quartas de final da competição, Paysandu e Bragantino eliminaram Nacional-AM e Santos-AP, respectivamente. O torneio tem como único atrativo para os participantes a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, que paga cota de R$ 2,5 milhões. Vantagem já obtida por duas vezes pelos bicolores e que os bragantinos esperam obter no ano que vem pela segunda vez, já que no torneio da atual temporada chegou à 3ª fase do torneio nacional.
A expectativa é de casa cheia hoje no “São Benedito”, com torcedores dos clubes dividindo em partes iguais as arquibancadas do estádio. Para motivar o simpatizante do clube do interior a comparecer ao jogo, a prefeitura da cidade decretou ponto facultativo nas instituições municipais.
TUBARÃO AVALIA QUE NÃO EXISTE VANTAGEM
O fato de decidir em casa, no estádio São Benedito, na opinião do técnico Robson Melo não garante vantagem ao Bragantino no confronto decisivo com o Paysandu, partida que será exibida pela TV Cultura. O treinador acredita que “a decisão está aberta”, com ambas as equipes entrando em campo em condições iguais de avançar na Copa Verde após.
“Não existe vantagem para ninguém”, afirma Melo, prevendo um grande espetáculo ao torcedor. “Será um grande Jogo e que nossa equipe possa ser merecedora da classificação”, prosseguiu o técnico do Tubarão. Ele acredita que, assim como num jogo de xadrez, a partida exigirá bastante inteligência dos treinadores. “Espero uma decisão cercada de estratégias e disposição tática”, afirmou Melo, que não vê o gramado do “São Benedito” como empecilho para a exibição de uma bela partida.
“O Diogão (apelido do estádio) está em boas condições, a temperatura estará alta para ambas as equipes. Sabemos da força do Paysandu aqui no Pará, vamos lutar muito para vencer não só o adversário, mas todo um sistema que envolve e cerca a sequência da competição”, comentou o técnico, que, em princípio, tem apenas uma dúvida para definir sua equipe -Bruno Limão ou Levy, na lateral direita. No mais a formação será a mesma do jogo de ida.