Campinas, SP, 09 (AFI) – A ideia da Liga Sul-Minas-Rio vai ganhando cada vez mais força no futebol brasileiro. Além dos clubes idealizadores, outros de diversos estados do país tem mostrado interesse em participar da competição. Apesar de não confirmar oficialmente, a Ponte Preta também aparece entre os clubes convidados para disputar a liga.
O clube campineiro, no entanto, não estrearia logo na primeira edição. A ideia é tratar o torneio de 2016 como um teste e expandir o número de equipes, com inclusão de Ponte Preta e outros, à partir de 2017.
Nesta sexta-feira, a CBF confirmou o aval para que a Liga Sul-Minas-Rio seja disputada no primeiro semestre do ano que vem e o secretário-geral da entidade máxima do futebol brasileiro, Walter Feldman, afirmou que uma reunião será marcada na próxima semana para definir os detalhes do torneio.
Por enquanto, o campeonato tem 13 clubes fundadores: Flamengo, Fluminense, Internacional, Grêmio, Atlético-MG, Cruzeiro, Coritiba, Atlético-PR, Joinville, Chapecoense, Criciúma, Avaí e Figueirense. Além deles, América-MG e Paraná também compõe a lista de 15 times que formam a liga. Mesmo assim, a primeira edição deve contar apenas com 12 clubes e os critérios para definir essas equipes ainda não foram definidos.
Caso aceite o convite, a Ponte Preta seria o primeiro time paulista a confirmar presença na liga. Recentemente o Goiás foi outro clube que demonstrou interesse de participar, formalizando pedido para entrada na liga.