A chuva até flertou, mas não conseguiu atrapalhar a soberania da Mercedes. Neste sábado, o piloto inglês Lewis Hamilton confirmou o favoritismo e, para delírio dos torcedores britânicos, irá largar na pole position no GP da Grã-Bretanha.

O piloto da casa não cometeu erros e, com a habilidade que já lhe é característica, deixou para trás os pilotos da Ferrari, além de seu companheiro de Mercedes, o finlandês Valtteri Bottas. O britânico marcou 1min26s600 e anotou o tempo mais rápido do dia. Ao lado de Hamilton estará Kimi Raikkonen, da Ferrari.

Com a pole do GP da Grã-Bretanha, o piloto igualou a marca de Jim Clarke, que também possui cinco poles na prova inglesa. Além disso, Hamilton anotou a 67ª pole de sua carreira, e está a apenas uma de igualar o alemão Michael Schumacher, que tem 68 e é o recordista em poles.

Os pilotos iniciaram o treino classificatório com cautela. Alguns foram para a pista com pneus super macios, mas a chuva continuou e exigiu que os pilotos trocassem para pneus de faixa verde, utilizados sob chuva leve.


O imponderável marcou o Q1. Daniel Riccirado, da Red Bull, liderava a sessão quando seu carro apresentou problemas no motor e o australiano teve que deixar a atividade, exigindo bandeira vermelha. Quando os pilotos retornaram, Hamilton, Vettel e Verstappen chegaram a assumir a liderança, mas foi o espanhol Fernando Alonso que terminou com o melhor tempo. Último piloto na pista, Alonso guiou sua McLaren para o topo da sessão.

A principal vítima do Q2 foi o brasileiro Felipe Massa. O piloto da Williams não conseguiu grande resultado com a pista molhada e largará na 15ª colocação. O surpreendente Fernando Alonso, principal “zebra” no Q1, não avançou ao Q3. Com pneus super macios, Lewis Hamilton foi o líder da sessão, seguido por seu companheiro Valtteri Bottas.

O Q3 confirmou a superioridade da Mercedes na Inglaterra. Líder das sessões de sexta-feira, a escuderia alemã voltou a ficar na primeira colocação com o piloto da casa. Lewis Hamilton bateu 1min26s600 e cravou a pole position no “quintal de casa”.

Ao lado de Hamilton irá largar o finlandês Kimi Raikkonen. O piloto da Ferrari anotou 1min27s147 e superou o companheiro Sebastian Vettel, que ficou com a terceira colocação, após bater 1min27s456.

O finlandês Valtteri Bottas, companheiro de Hamilton na Mercedes, ficou na quarta colocação, mas irá largar cinco posições abaixo, por conta de uma punição que recebeu no início deste sábado. Vencedor do último GP da categoria, Bottas teve a caixa de câmbio de sua Mercedes trocada e perderá cinco posições no grid de largada.

O GP da Grã-Bretanha, o décimo da temporada 2017 da Fórmula 1, acontece neste domingo, às 09h00 (de Brasília). Hamilton é o pole, ao lado de Raikkonen, segundo colocado, e Vettel, que larga em terceiro.

Fonte: Gazeta Esportiva

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui